quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Passei praticamente o ano todo (desde março) entre nutricionista e academia. No total, emagreci. No geral, estou mais saudável. Porém, longe, muito longe do resultado que eu esperava nesse período.

Hoje cabem roupas que não cabiam, diminuí dois números do manequim, meu exame de sangue (sempre bom) está fantástico... As pessoas já comentam que eu emagreci, que estou "bem". Eu já estou podendo usar sapatos altos que antes esmagavam meu inchado e fofinho pé. Os vestidos caem melhor... devia estar mais feliz do que estou.



Sim, foram conquistas, mas suadas demais! E lentas demais ao quadrado!
Precisei de 10 meses na nutricionista pra perder apenas 12kg. É pouco mais de 1kg por mês!
E isso malhando todos os dias, tomando termogênicos, seguindo as instruções alimentares... Muito esforço por pouco...

E pior é saber que qualquer coisinha que eu coma que não esteja no planejamento da dieta vai desregular tudo e me fazer engordar 1kg ou, pelo menos, não perder nada naquele mês. É desestimulante saber que o esforço todo será jogado fora por causa de um exagerozinho de uma refeição ou duas. Mas é assim que meu organismo está funcionando.



E tem mais outra coisa que me frustra: as manchetes vitoriosas e mágicas estampadas na área dedicada à saúde dos jornais. Fazem você acreditar que é simples e que a velocidade de emagrecimento é igual para todos.

- Empresário muda a dieta, abandona a cerveja e perde 35 kg em 6 meses
- Baiano elimina o acarajé da dieta, volta a treinar jiu jitsu e perde 30 kg
- Após passar mal, mulher de 40 anos muda hábitos e perde 20 kg: 'renasci'
- Estudante 'viciada' em chocolate fica sem o doce por um ano e perde 18 kg
- Após tomar susto com a balança, jovem do RJ perde 52 kg em um ano



...

Essas e outras matérias que eu lia iam me frustrando. Como podia a pessoa apenas "abandonar a cerveja", "eliminar o acarajé", "ficar sem chocolate" e coisas do tipo e perder dezenas de quilos em um ano só? E eu aqui, ralando, malhando, me privando de toda e qualquer guloseima, tomando suplementos pra ajudar a acelerar o metabolismo, controlando horário de comer e evitando festas e reuniões com os amigos pra não comer errado... e levo 1 ano para perder apenas 12 kg.  Muito esforço!




Já culpei a idade, os hormônios, a genética, mas verdade é que não tem jeito. É assim, e eu resolvi aceitar que precisarei de 3 anos para chegar no peso ideal. Paciência, a vida não é justa nem fácil, não é? Pelo menos estou saudável.

Mas, apesar de todo o cansaço e a dificuldade para perder peso e medidas, e principalmente pra aprender a me alimentar, me sinto vitoriosa. E mais vitoriosa ainda pelo contexto em que me encontro. Explico:



Atualmente trabalho com um grupo de mulheres. Apenas mulheres. E o que isso significa? Doces, balinhas, bombons todos os dias. As mulheres sempre têm lanchinhos, um docinho pra oferecer umas às outras, ou trazem delícias do almoço pra compartilhar com as colegas de trabalho à tardinha. Um terror!

As meninas vivem me oferecendo coisas deliciosamente calóricas. Em apenas um mês com essa nova equipe já trouxeram caixas e caixas de bis, panetone, brownie, bolos confeitados de festa, biscoitos da confeitaria Colombo com queijo parmesão, e mais todas as guloseimas possíveis e imagináveis. Aterrorizante mesmo! E difícil, muito difícil.



Então, além de aprender a me alimentar e a enganar meu cérebro pra fazê-lo não obcecar por chocolate, esquecer a pizza, se contentar com um pedacinho só das coisas proibidas, curtir uma "deliciosa" salada de folhas ou apreciar alimentos sem sal, gordura ou açúcar, tive que aprender o mais difícil: dizer não quando se quer dizer sim, só porque se precisa dizer não.

É foda!
Mas tô no caminho... Vamos pro ano que vem!

Resultados de 2012:  TUDO NEGATIVO! Perdi medidas!
Percentual de gordura: - 2,64%
IMC: - 1,66
Braços: - 4 cm
Coxas: - 4,5 cm
Panturrilhas: - 2 cm
Cintura: - 7 cm
Quadril: - 5,2 cm
Abdominal: -3,8 cm 
Tórax: -5,8 cm



0 comentários:

Postar um comentário