sábado, 8 de setembro de 2012

Estou feliz! Parece que minhas conquistas estão começando a aparecer e eu to no caminho certo. E sabe que esse antes árduo caminho já não parece tão espinhoso? Começo a gostar de me sentir bem. Percebo as mudanças em mim, principalmente as psicológicas, que são as mais difíceis de conquistar. Finalmente acredito no resultado que estou buscando e sei que é uma questão de tempo.

PRELIMINARES



Dia desses, na academia, conheci uma mulher bem gorda que dizia ter engordado 30 kg com a gravidez e nunca mais ter conseguido emagrecer. Fiquei com pena mentalmente pois sei que isso é muito comum quando ela continuou dizendo:
- Meu filho já tem 11 anos e eu to assim!
Pensei, "Nossa, 11 anos sem conseguir emagrecer?" e perguntei: - Já tentou nutricionista?
- Não.
Aí, toda feliz, distribuí o cartão da minha nutricionista e disse pra ela tentar esse tipo de ajuda pois nós, os gordinhos, achamos que sabemos tudo sobre o que comer e como comer, e nunca emagrecemos. Na nutricionista ela iria aprender a comer e conhecer os alimentos. Já estava toda satisfeita por ter ajudado a mulher quando ela falou meio desesperada:
- Ela não vai cortar nada não, né? Se eu ficar com fome eu até choro!
Frustrei. rss Silenciosamente decidi que ela precisava era de terapia!

Por essas e outras é que me sinto no caminho certo. Essa pobre mulher ainda vai ter que percorrer muita coisa até entender a tal da reeducação alimentar. É um estilo de vida, uma seita, um tipo de religião para se aceitar a Senhora Vida Saudável com amor (quem sabe viro pastora? rs).

DOS FATOS


Fato: Orgulho-me de amar o brócolis pelo que ele é! Amo o sabor, amo a aparência, amo aquelas vilosidades verdinhas... e cozido no vapor apenas. Nada de molhos que disfarçam a real essência da arvorezinha. Brócolis é bom como ele é! (Nunca pensei que diria isso!)

Fato: Saciedade com folhas é real! Eu já consigo senti-la! Obviamente não gosto nem nunca vou gostar do gosto da alface (é amargo e seco), porém é possível torná-la comestível se misturar com temperinhos. Mas eu gosto da crocância, então coloco nos meus sanduíches integrais matinais. E, segredo hein, vejo que ela sai em pedacinhos, sem digestão 1h depois! Não fica nada no meu intestino! Adoro!

Fato: Sinto prazer na academia. Sim, meu querido circuito que amo! Bastam 45 minutinhos por dia. Quem disse que precisa mais? Metas possíveis, gente. (Já há estudos sobre isso). Nada de querer se matar por 2h na academia e depois ficar frustrada(o) porque não consegue ir todo dia ou desistir porque só de pensar nas 2h fica cansada(o) e vai pra casa.
No meu circuito é tudo alegre, parece um recreio antes de eu ir pra faculdade. Encaixa perfeitamente com meu tempo, meu "jeito frenético de ser" (porque são 55 segundos em cada aparelho e aeróbico non stop!) e com minha alegria (depois de anos malhando lá, a academia já é uma extensão da minha casa!).

Fato: Conheci o mundo dos suplementos alimentares e adorei! Sempre tem uma novidadezinha pra te ajudar a queimar calorias (termogênicos) ou alimentar o músculo pós treino (tipo o famoso Whey Protein). Com a orientação da nutricionista hoje uso shake termogênico entre as refeições e pozinhos mágicos antes e após o treino. Eles me dão energia pra encarar o treino, a faculdade até 8:30 da noite e o longo caminho de mais 2 h até a minha casa. O foda é desacelerar pra dormir. heheheh Nem tudo é perfeito!



Fato: Já aceitei a Vida Saudável. Deve ser o mesmo sentimento de "aceitar Jesus na sua vida" pros crentes (rs A comparação é proposital, viu gente, não larguei minha convicção ateísta não!). Eu simplesmente aceitei que é assim, que viver assim é possível, e que é bom! Eu já não sofro por rejeitar aqueles outrora lindos pudins, barras inteiras de chocolate, tortas com merengue, sorvete e cia pois estou em paz com a Vida Saudável. Os malditos doces estão lá, mas eu simplesmente olho dentro do meu coração e digo não. E sigo com a vida. (Também nunca pensei que isso fosse possível.)
Resumindo: não como mais esses alimentos hipercalóricos e pobres em fibras, vitaminas e sem função no meu organismo.

OBS: Não largo minha Coca Zero por nada! Só uma latinha de vez em quando não mata!

FUNDAMENTAÇÃO

Sim, tudo que se come deve ter uma função. É fácil, reflita comigo. A laranja tem lá a vitamina C dela, a frutose, as fibras, etc e isso todo mundo sabe que é útil pro organismo.
O que você acha que um mega super bolo com cobertura de chocolate ou um fabuloso biscoito recheado têm além do trinômio farinha+açúcar+gordura?
Ok, a indústria escreve lá nas embalagens que colocaram mais ômega 3 ou "enriquecido com vitamina E". Mas, pensando bem, "toda" essa vantagem exibida pela embalagem das comidas engordativas você provavelmente consegue em 1 colher ou 1 pedaço de porção de frutas, carnes magras, farelos, vegetais A, B ou C. Sem muito esforço e sem precisar comer o pacote todo! rss

Sabe aquelas barrinhas de vida dos jogos de video-game? Cada vez que faço refeições saudáveis sinto-me tão feliz que parece que a minha "barrinha da vida" encheu.

É como colocar gasolina no aviãozinho do River Raid!


Ou encher de felicidade a barrinha já vazia de um Sim em The Sims.


Talvez seja como estar cheio de "vida" pra lutar em um "Street Fighter" da vida.


DO RESULTADO

Então, somando os fatos, tenho o resultado.

Segundo avaliação física que fiz essa semana na academia estou realmente no caminho certo! A última avaliação foi há 4 meses atrás (mai/2012) e eu não estava nada bem, recém chegada de 4 meses em casa com o pé quebrado, usando muletas e me mexendo pouco. Claro que usei os 4 meses sozinha em casa pra comer e engordar. Devo ter chegado aos 110 kg, mas isso está mudando agora.

Vamos ao resultado da comparação entre as avaliações de maio e setembro:

* O percentual de gordura reduziu em 2,5%. Parece pouco? É mais do que a taxa SELIC, que o governo só reduz de 0,5 em 0,5% e dá o maior problema na economia!

* Ganhei, em 4 meses, 2kg de músculo! Isso não melhora a balança porque o peso não desce, mas é bom porque músculo queima gordura e, confesso, adoro a sensação de força e o enrijecimento dos músculos que já dá pra ver debaixo da capa de gordura do meu corpo! Já já tiro a capa e só vai dar eu! rs

* A medição de dobras cutâneas, mais conhecidas como bacons, também foi um sucesso! É medida em milímetros (mm), por isso também parece pouco, mas só malhando e fazendo dieta pra perder medidas pra se dar valor aos mm!
Abdominal - 2mm
Axilar - 9mm
Bíceps - 9mm
Coxa - 9mm

* As circunferências, nas medições de braços, pernas, quadril, coxas, etc diminuíram também:
Tórax = - 0,4 cm
Braços = - 1,75 cm
Coxas = - 5,1 cm
Cintura= - 4 cm
OBS: Milímetros ou centímetros é só uma questão de unidade de medida. O importante é o sinalzinho de menos na frente dos números, o que significa a diminuição das medidas, do peso e o aumento proporcional da minha alegria!

CONCLUSÃO

O esforço inicial é grande, às vezes parece grande demais. E sempre tem aqueles que vêm só pra te desanimar e que fazem comentários preconceituosos com o gordo, porém sem saber o que você já está fazendo para melhorar sua saúde. (A questão é saúde, a estética vem de bônus.)
Mas aviso em alto e bom tom: VALE A PENA PERSISTIR!
Com o tempo fica mais fácil, você realmente encontra sabores que gosta em legumes e frutas, temperos desconhecidos e a famosa satisfação com pouca quantidade.
Dá pra ir até a churrascos! Mas faça como eu, leve seu pote de brócolis e coma a salada primeiro. Depois disso, não vai caber carne em excesso e você estará segura de estar comendo dentro do necessário.

Isto posto,
Sigo a Vida Saudável.
Mais resultados me aguardam em breve.


0 comentários:

Postar um comentário