quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sempre no final do ano é assim. Aquela correria, compras, festas e confraternizações e o calor. O infernal calor do Rio de Janeiro que nos assola e tira nossas energias.


Mas é final do ano! Época de renovar as baterias pra encarar o ano que vem, todinho de novo. Repetindo as mesmas festas, as mesmas épocas, mesmos períodos de aulas, férias, as mesmas estações do ano... até o verão infernal de dezembro de novo. Parece mais do mesmo. Parece chato... mas não é! O mesmo vem diferente!

Descubro todos os dias que o destino é divertido. Nos tira coisas, nos coloca em furadas, nos ensina pelo sofrimento, mas também nos traz surpresas boas, embaladas em presentes, com fitinha e tudo. A vida que vai seguindo pelo ano nos traz pessoas novas, conversas novas, possibilidades novas... Nada do planejado ocorre, ou se ocorre, é sempre um pouquinho diferente. E é onde está a graça!



Os meus presentes eu abro todos os dias. São as pérolas das pessoas que vou conhecendo, ou partes das pessoas que já conheço que vou descobrindo. Delicioso! Cada conversa nova me leva a lugares diferentes e experimento sensações inusitadas. O calor até parece não fazer diferença quando se começa uma conversa dessas...

E final do ano também é tempo de relembrar o passado, decidir algumas coisas, permanecer com as mesmas e seguir o caminho ou os vários caminhos que desejar...

Então eu estava aqui no meu quarto, ainda imobilizada, buscando viajar. Mas quem precisa viajar fisicamente se podemos usar a mente? E assim ando fazendo. Fotos antigas vieram parar em minhas mãos. Fotos de família, momentos amarelados guardados em pequenos pedaços de papel fotográfico, mas jamais esquecidos. Sorrisos em forma de fotografia. Viagem no tempo.

Meus olhos por vezes se alegram ao olhar aquelas queridas imagens da minha existência e das pessoas que amo. Outro tempo e outro lugar, congelados naquela fotografia. Outras vezes os olhos ficam cheios d'água, saudade, carinho por aquele tempo que passou, vontade de estar junto das pessoas que vejo na foto.



Mas assim é a vida. A cada ano fazemos a promessa de que veremos mais aqueles a quem amamos e que nos dedicaremos mais a fazermos aquilo que gostamos, fazemos planos e renovamos a energia (apesar do calor desumano). E aí não fazemos nada daquilo que planejamos. No máximo, fazemos muito pouco daquilo que desejávamos no ano anterior.

E isso não é ruim! Pois o ano que começa traz as novas possibilidades nunca antes pensadas e que mudam toda a nossa vida de uma maneira que jamais poderíamos prever. E isso é viver! Essa é a delícia de bagunçar os planos traçados! As surpresas que vêm nos fazem crescer.

Assim, me desculpem os amigos que não vou visitar e os chopes que prometi mas não vou tomar; me perdoe família querida que não poderei ver tão frequentemente quanto gostaria; e peço perdão a mim mesma se não vou viajar para aquele lugar tão sonhado ou realizar alguma atividade que preciso muito... Deixarei de fazer tudo isso por conta das surpresas do ano novo...

O ano novo vem trazendo as mesmas coisas porém diferentes. E eu, ansiosamente, aguardo as novidades do dia a dia que vêm por aí. Ruins e boas. Tempos difíceis, tempos bons... Mas principalmente tempos novos.



Que venha 2012 e as pessoas-presente!


1 comentários:

  1. Alguém uma vez disse que "a vida é o que acontece enquanto você fica fazendo planos". Não sou tão radical, mas vejo certo sentido em largar um pouco de lado a mania de fazer planos para nunca realizá-los, e deixar a vida correr um pouco ao sabor do vento. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. A busca pelo equilíbrio dessa equação pode ser uma aventura gratificante!

    Feliz ano novo! De novo!!!! :-)

    ResponderExcluir