domingo, 17 de janeiro de 2010




Cães...
Uma das maiores delícias dessa vida é amar um cão. Não há explicação para o amor incondicional que o bichinho te dá de volta. Qualquer cão, magro, pequeno, grande, peludo, pelado, com rabo ou não, feio ou bonito... tenha certeza de sair dessa vida sabendo que um dia amou e foi amado por um cão! O seu fiel cãozinho!

O meu Cão era um bicho à parte...
Terrível como eu nunca havia visto, o Cão ficou seus dois primeiros meses de vida sem nome. Ele era esquisito, de pelo curto, orelhas compridas demais, patas curtas e corpo compriiiiiiido. Preto e feio. Nunca havíamos tido um cachorro de pelo curto e achavamos aquele bicho um presente de grego que mamãe tinha ganhado...


A família o detestava pois ele só fazia destruir a casa e as coisas que mais gostávamos. Uma energia sem fim! Era o próprio Taz em forma de cachorro! Coisa de filhote. Isso passa. Mas não sabíamos disso ainda, e arrumamos 3 vezes o filhote devastador para ser dado.
De sacolinha arrumada, coleira nova e banho tomado, ele esperou por 3 vezes que viessem buscá-lo.
Ninguém apareceu das três vezes, e ele foi ficando. Ainda sem nome, pois não queríamos nos apegar.


Até que um dia eu dei um basta naquilo!
O pobre salsichinha supercrescido precisava ser chamado de algo mais que Cão. E ele não iria mais embora! Apesar de feio e terrível, eu já o amava. Pronto. Decidi. Tiveram que aceitar.
Assistindo a um desenho animado estranho eu o nomeei de Shark, o cão tubarão. Mas, para sempre ele seria chamado de Cão, Sharcão.

Foi ficando adulto e grande demais! Para um daschound de uma ninhada de 6 pequenos, ele era o único que tinha ficado do tamanho de um cachorro médio. Parecia mais um Rotweiller de patas curtas demais. Meu irmão o chamava de mutante.

Mamãe cansou de descontar sua raiva jogando em cima dele almofadas enormes, mas ele simplesmente saia de baixo da almofada rindo e nem um pouco atordoado, como se não tivesse nem percebido o golpe.

Ele expulsava mamãe do lugar no sofá de 3 lugares que definiu como seu, e quando queria subir pro "seu" lugar e alguém estava deitado no sofá, ele se postava na frente da pessoa e latia grosso, alto e ritimadamente exigindo seu posto. Nunca parava! Enlouquecedor! ... Invariavelmente conseguia o que queria. Folgado!


Temperamental, ele não levava desaforo pra casa. Simplesmente esperava você virar as costas e sair de casa, pra pegar aquele sapato mais novo e caro da Mr. Cat e roer todinho... e depois largar os destroços na porta de seu quarto como quem diz "Viu? Briga comigo pra você ver só o que acontece!".

Comeu centenas de meias-calça da minha mãe, que fazia questão de rasgar lutando como em um cabo-de-guerra com ela na hora que ela se arrumava para sair pra trabalhar... (cenas hilárias!);.
Certo dia, abriu um coco verde, que achou na lixeira, no meio com suas poderosas mandíbulas, e ainda pulou (com suas patinhas curtas e musculosas) em cima do sofá para saborear a polpa do coco!
Outro dia quase engoliu uma agulha de costura, que foi puxada de dentro da sua enorme boca pelo finalzinho da linha a que estava presa...

Escolheu o quarto do meu irmão como banheiro para seu desespero; comia como bicho grande e chegou a pesar 35kg!

Era também divertido e quando brincava correndo pelo apartamento parecia um trator pisando no chão atrás da gente.
Uma época se apaixonou pela maior almofada da sala, que era cor de vinho e simplesmente não correspondeu ao seu amor. (rs) E ai de qualquer pessoa que tentasse passar por perto da dita almofada enquanto ele a guardava, deitado ao seu lado após ter copulado com ela. Que romântico!

Protegia a minha mãe como um fiel soldado e ninguém podia chegar perto dela à noite, quanto ele se recolhia para dormir em seu quarto. Carinhoso e manhoso, estava sempre buscando um cafuné e virava de barriga para fazer charme sempre que tinha chance.

Não pisava na grama, parecia ter nojo! Seu negócio eram almofadas, tapetes, paninhos... Não se mexia mais do que o necessário e sempre acordava com aquela cara de quem dizia "Poxa, me acordou porque? Não podia me deixar dormir mais?"

Mais tarde, no final dos seus 10 anos, mancava por causa do peso (que nunca conseguimos reduzir), mas continuava com sua atitude inigualável e olhinhos carinhosos. O latido alto e forte e os dentões que amedrontavam as pessoas ainda estavam lá, mas seu coração era de um cachorro senhor, mais calmo, mais carinhoso.


E uma doença o levou ontem.
Adeus Cão! O Terrível, o Inigualável, o Único... Sharcão. Sentiremos sua falta, mas estatá sempre guardado com muito amor dentro de nossos corações. Sua vida foi bonita, divertida e com sua presença você completou nossas vidas. Amamos você para sempre! Espero que exista um Céu dos Cães com muitas almofadas e comidas para você!

E como eu dizia... Ame seu cão como se não houvesse amanhã!
Porque um dia vem o amanhã... e o seu cão se vai...


Shark  (2000-2010)

1 comentários:

  1. eu diria mais: ame seu bicho, seja ele qual for, como se não houvesse amanhã... minha gatinha linda que eu amava como filha e ela me amava de volta incondicionalmente se foi de repente, deixando um rombo enooorme no meu coração. mas valeu muito a experiência. receber amor verdadeiro e puro de um animalzinho não tem preço.

    ResponderExcluir